Sobre

A Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil em Minas Gerais (ANFIP-MG) é uma entidade civil, autônoma, sem fins lucrativos, com número ilimitado de associados. Sua atividade primordial é representar e defender os servidores públicos federais ocupantes do cargo de Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil em Minas Gerais.

A missão da ANFIP-MG, portanto, baseia-se na defesa dos interesses dos seus associados, na procura pelo congraçamento da classe para a obtenção de um ideal comum e na utilização de todos os meios possíveis para defendê-la contra atos atentatórios a seus direitos. Ou seja, a entidade tem por dever representar defender e dignificar seus associados, para manter e ampliar direitos e conquistas.

A Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil em Minas Gerais foi fundada em 16 de dezembro de 1967 (o registro foi feito em 14 de junho de 1968) com o nome de Associação Mineira dos Fiscais de Previdência. Com sede e foro em Belo Horizonte, era constituída exclusivamente de Fiscais de Previdência e Inspetores de Previdência pertencentes ao quadro efetivo de fiscalização da Previdência Social, com exercício em Minas Gerais.

Em 16 de janeiro de 1976, foi criada a Associação dos Fiscais de Contribuições Previdenciárias de Minas Gerais (AFIMG), que sucedeu a Associação Mineira de Fiscais de Previdência.

Em 30 de julho de 1993, foi adotada a sigla ANFIP-MG, mantendo o mesmo nome.

Em 1999, foi alterado o nome para Associação dos Auditores Fiscais da Previdência Social em Minas Gerais (ANFIP-MG), que congrega os Auditores Fiscais da Previdência Social no estado. Essa modificação tornou-se necessária em razão da mudança da nomenclatura da carreira, conservando-se, entretanto, a mesma sigla.

Em 16 de março de 2007, o nome da entidade foi novamente alterado, em decorrência de modificações dos respectivos cargos e carreiras no âmbito da Secretaria da Receita Federal do Brasil. Adotou-se o atual nome Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil em Minas Gerais, com manutenção da sigla (ANFIP-MG).

A entidade já contou com 25 presidentes ao longo de sua história e tem atualmente mais de 850 associados.